Israel bombardeia instalações estratégicas no Irã

Israel bombardeia instalações estratégicas no Irã
Imagem: Canva

Israel lançou ataques em larga escala contra o Irã na sexta-feira, dizendo que tinha como alvo instalações nucleares, fábricas de mísseis balísticos e comandantes militares no início de uma operação prolongada para impedir que Teerã construa uma arma atômica.

O Irã prometeu uma resposta dura e Israel disse que estava trabalhando para interceptar cerca de 100 drones lançados em direção ao território israelense em retaliação.

Mas, por volta das 5h (horário de Brasília), a mídia israelense informou que a ordem para que os cidadãos permanecessem perto de áreas protegidas havia sido suspensa, sugerindo que a maioria ou todos os drones haviam sido neutralizados.

O preço do petróleo deu um salto devido aos temores de ataques de retaliação em uma importante região produtora de petróleo, mas depois recuou um pouco.

Ações secretas e alvos estratégicos atingidos

Uma fonte de segurança israelense disse que os comandos do Mossad israelense haviam operado nas profundezas da República Islâmica antes do ataque e que a agência de espionagem e os militares israelenses lideraram uma série de operações secretas contra o conjunto de mísseis estratégicos do Irã.

Israel também estabeleceu uma base de drones de ataque perto de Teerã, acrescentou a fonte. Os militares disseram que realizaram um ataque em larga escala contra as defesas aéreas do Irã, destruindo “dezenas de radares e lançadores de mísseis terra-ar”.

A mídia iraniana e testemunhas relataram explosões, inclusive na principal instalação de enriquecimento de urânio em Natanz.

O Corpo da Guarda Revolucionária de elite do Irã afirmou que seu principal comandante, Hossein Salami, morreu. A mídia estatal informou que um ataque atingiu a sede da unidade em Teerã. Segundo eles, o ataque a uma área residencial na capital matou várias crianças.

Discurso de Netanyahu e impactos regionais

“Estamos em um momento decisivo na história de Israel”, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em uma mensagem de vídeo gravada.

Logo após, ele afirmou: “Momentos atrás, Israel lançou a Operação Rising Lion, uma operação militar direcionada para reverter a ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel. Essa operação, portanto, continuará por tantos dias quantos forem necessários para eliminar essa ameaça.”

Além disso, ele alertou os israelenses de que eles podem ter que permanecer em abrigos por longos períodos.

Ao mesmo tempo, Israel limitou a capacidade de retaliação do Irã. Desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023, o país vem enfraquecendo seriamente os aliados regionais de Teerã. Para isso, assassinou os principais líderes do grupo militante palestino Hamas e também do Hezbollah, no Líbano.

Mortes confirmadas e reação iraniana

Cerca de 200 caças israelenses participaram dos ataques, atingindo mais de 100 alvos no Irã, disse o porta-voz militar, general de brigada Effie Defrin.

Ele disse, em um briefing online, que Israel matou o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas.

Também afirmou que Israel matou o comandante da Guarda Revolucionária. Além disso, Israel teria atingido o comandante do Comando de Emergência do Irã nos ataques.

A mídia estatal iraniana informou que forças israelenses mataram seis cientistas nucleares iranianos.

Além disso, a Agência Internacional de Energia Atômica declarou que não houve aumento nos níveis de radiação na instalação nuclear de Natanz, com base em informações fornecidas pelas autoridades iranianas.

Por sua vez, o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, afirmou em uma declaração que Israel havia “liberado sua mão perversa e sangrenta” em um crime contra o Irã. Segundo ele, esse ato representa uma agressão grave. Dessa forma, Khamenei advertiu que Israel receberá “um destino amargo para si mesmo”.

Fonte: Maayan Lubell, Parisa Hafezi e Steve Holland | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.