Manutenção da mistura de biodiesel vai derrubar consumo doméstico do óleo de soja em 2022, diz Abiove


Imagem: Pixabay


A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) revisou as informações e as projeções do complexo soja para 2021 e 2022. As estimativas da entidade para 2021, que observam as análises das equipes de inteligência de mercado de suas associadas, sofreram ajustes. A produção cresceu 300 mil toneladas quando comparada à estimativa passada, para 138,3 milhões de toneladas, refletindo ganhos de produtividade.

Em relação ao óleo de soja, a exportação estimada para este ano também aumentou. Para o mercado doméstico, a Abiove ampliou ligeiramente o consumo projetado de óleo para fins alimentares, acompanhado, porém, de um recuo significativo do volume destinado à produção de biodiesel. Como resultado, avalia-se uma demanda interna em 8,2 milhões de toneladas, retração de 2% sobre a projeção passada.

{module Form RD}

Para 2022, a Abiove estima nova e mais intensa redução do consumo doméstico de óleo de soja, para menos de 8,0 milhões de toneladas. Este volume fica aquém do valor registrado em 2020 (8,5 milhões de toneladas) e daquele esperado para 2021 (8,2 milhões de toneladas).

O recuo deve-se, mais uma vez, a menor necessidade da matéria-prima para a produção de biodiesel no País, simultânea à estabilidade do consumo para fins alimentícios, e resulta no inevitável redirecionamento de parte significativa da produção nacional à exportação, agora projetada em 1,6 milhão de toneladas.

A Abiove também revisou a sua estimativa de produção de soja in natura em 2022 para 144,8 milhões de toneladas, repercutindo em maiores exportação (recorde de 93,4 milhões de toneladas) e estoque de passagem.

O esmagamento, projetado em 48 milhões de toneladas, cresce, mas a taxas bem menores do que aquelas esperadas para as demais variáveis. Especificamente, as projeções da entidade para 2022 relativamente a 2021 apontam para um aumento anual de 5% da produção do grão, de 9% da exportação, 5% do seu estoque e de 3% do processamento. Não se descarta a possibilidade de reduzir a estimativa de processamento, diante dos estoques de passagem, especialmente para o farelo, e a depender da evolução dos fundamentos do mercado internacional.

Semelhante à soja em grão, a ABIOVE também projeta exportação recorde de farelo, influenciada principalmente pelas perspectivas promissoras de venda para países do Sudeste Asiático. A estimativa do consumo doméstico de farelo de soja atinge 18,1 milhões de toneladas em 2022, superior aos volumes de 2019 e 2021, mas ainda aquém daquele observado em 2020, quando atingiu 18,9 milhões de toneladas.

Os volumes importados serão mínimos, atendendo a necessidades residuais e, portanto, sinalizando para a plena capacidade da cadeia produtiva da soja no Brasil em atender tanto as necessidades domésticas quanto de exportação.

Fonte: DATAGRO

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.