Mosaic compra Vale Fertilizantes e vira líder do setor no Brasil

A norte-americana Mosaic Fertilizantes anunciou nesta segunda-feira (19.12) a compra da Vale Fertilizantes, em uma transação com valor agregado de US$ 2.5 bilhões. Com o negócio, a Mosaic se transforma na empresa líder em produção e distribuição de fertilizantes no Brasil.

“Essa aquisição trará à Mosaic uma grande oportunidade de se beneficiar do mercado agrícola brasileiro, que cresce rapidamente, e de melhorar suas condições do negócio. Enxergamos isso como uma combinação estratégica ideal para a Mosaic. Nós temos experiência comprovada em mineração e produção de fosfato, um grande registro de integrações de aquisição bem-sucedidas, bem como relações e experiência vastas no Brasil”, afirma o presidente e CEO Joc O’Rourke.

A Vale Fertilizantes tem capacidade de produção de 4,8 milhões de toneladas de fosfatados e 500.000 toneladas de potássio. Possui cinco minas brasileiras de fosfato, quatro fábricas de produção de químicos e fertilizantes e uma unidade de potássio no Brasil. Os oito mil funcionários serão integrados ao quadro da Mosaic, que chegará aos 17 mil totais.

 

A transação inclui também a participação de 40% da Vale Fertilizantes na mina de fosfato Miski Mayo (Peru) e o projeto de potássio em Saskatchewan (Canadá), excluindo a unidade de nitrogênio e não-fosfatados localizada em Cubatão (SP). O empreendimento de potássio em Rio Colorado, na Argentina, será analisada até a conclusão do negócio, prevista para 2017. 

“A Mosaic concordou em adquirir ativos complementares e de alta qualidade em um centro agrícola poderoso, com vantagens de custo significativas e uma avaliação atrativa. Esperamos que essa transação seja um acréscimo ao lucro e também gere um fluxo de caixa positivo, e continuaremos com nosso foco em manter uma forte classificação de crédito em grau de investimento”, afirmou Rich Mack, Vice-Presidente Executivo e CFO da Mosaic.

“À medida que os mercados de commodities e nutrição de safras melhorarem, a Mosaic terá capacidade significativa para superar a concorrência e gerar valor para os acionistas. A Vale será uma sócia minoritária valorizada e trará uma expertise brasileira significativa, a qual acreditamos que irá beneficiar Mosaic nos próximos anos”, adiciona Mack.

 
Fonte: Agrolink
Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.