“O Brasil é naturalmente um dos países mais sustentáveis do mundo”, diz Roberto Jaguaribe no GAF 22

Imagem: Pixabay


“A nova ordem geopolítica e os desafios da transição energética” foi um dos painéis promovidos pelo Global Agribusiness Forum 2022 na tarde de segunda-feira (25) em São Paulo (SP). Moderado por Mário Campos, presidente do Fórum Nacional de Energia Canavieira (FNS), Ansgar Pinkowski, gerente de inovação e sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha; Plinio Nastari, presidente da DATAGRO; André Correa do Lago, embaixador do Brasil na Índia; e Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, embaixador do Brasil na Alemanha.

{module Form RD}

Desde a invasão russa do território ucraniano, vários países, especialmente os da Europa, começaram a repensar sua matriz energética. No caso do velho continente, a alta dependência do gás da Rússia levantou um alerta sobre os perigos de estar ligado principalmente a uma única fonte, cujos conflitos geopolíticos podem afetar muito o abastecimento de importantes economias globais, como a Alemanha. Este contexto de guerra associado aos impactos causados pela pandemia de Covid-19 fez disparar os preços das commodities energéticas em todo o mundo. Devido a isso, as fontes alternativas de energia, especialmente as mais sustentáveis, têm vindo à tona. E o Brasil tem muito a contribuir com seu know-how, como o RonovaBio, o que reduziu a dependência do país dos combustíveis fósseis. “O Brasil já está em um nível muito avançado de substituição dos combustíveis fósseis”, destacou Plinio Natari. “Temos que discutir a redução de emissões com criação de empregos e governança, o que significa certificação, e a RenovaBio é um bom exemplo, ela garante ao consumidor final que o processo segue critérios internacionais confiáveis”, destacou o presidente da DATAGRO. Ansgar Pinkowski destacou o uso do hidrogênio verde. “Temos a possibilidade de gerar muitos subsídios com base no hidrogênio”. Todo o conhecimento brasileiro com relação ao etanol está sendo aplicado na Índia, um importante player mundial no setor do açúcar, que agora está alocando parte de sua produção de cana-de-açúcar para a fabricação de biocombustível. “Os indianos são tecnicamente muito avançados”, ponderou André Correa. “Estamos convencidos de que estamos no caminho certo”, acrescentou ele. Roberto Jaguaribe falou sobre a mudança na matriz energética da Europa desde a invasão russa do território ucraniano, em 24 de fevereiro. “A Alemanha dependia de 55% do gás russo em seu mercado, agora ele está na faixa de 35%. É um esforço que trará muitos desafios e muitas oportunidades”. O embaixador do Brasil na Alemanha enfatizou a característica sustentável da matriz energética brasileira. “O Brasil é naturalmente um dos países mais sustentáveis do mundo. Hoje temos uma matriz energética que os europeus aspiram a alcançar apenas em 15 anos”.

GAF 2022

O Global Agribusiness Forum é uma das reuniões mais relevantes no mundo do agronegócio. Uma das principais propostas do GAF é reunir os principais atores do setor para discutir soluções que possam contribuir para os desafios econômicos e sociais do século XXI, através da promoção da sustentabilidade e de novas tecnologias. O GAF 2022, que está sendo realizado pessoalmente em São Paulo, também tem transmissão online. acesse www.globalagribusinessforum.com/events/gaf2022/ e confira a programação completa.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator

Por: DATAGRO 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.