Óleo de neem pode controlar mais de 500 espécies de insetos e ácaros

“Diversos resultados de pesquisas realizadas a campo e em laboratório têm demonstrado a ação inseticida do óleo de neem (Azadirachta indica) em várias lagartas-pragas”. A informação é de Gerson Adriano Silva, professor de Entomologia Agrícola do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia – Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

 

Segundo ele, a ação inseticida do óleo de neem já foi comprovada em mais de 500 espécies de insetos e ácaros. O professor destaca os resultados obtidos contra insetos pertencentes a espécies de lagartas, besouros, mosca, pernilongos, moscas-brancas, cochonilhas, percevejos, pulgões, tripes, pulgas, ácaros e carrapatos.

“O óleo de neem pode ser utilizado para o controle de pragas na agricultura orgânica e convencional. Dentre as lagartas controladas pelo óleo de neem destaca-se a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), broca-pequena (Neoleucinodeselegantalis) e broca gigante (Helicoverpa zea) no tomateiro, lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) no milho, bicho-mineiro (Leucopteracoffeella) no café, larva-minadora-das-folhas (Phyllocnistiscitrella) em citros e traça-das-crucíferas (Plutellaxylostella) no repolho; o complexo de lagartas que atacam a soja, o algodão e fruteiras”, alista.

 
 

O especialista explica que a ação inseticida do óleo de neem deve-se, em grande parte, a dois grupos de moléculas: os triterpenos e os limonoides. A azadirachtina é o triterpeno com maior atividade inseticida presente no óleo. A ação inseticida do óleo de neem sobre os insetos deve-se à inibição da alimentação; ação repelente à oviposição; efeitos neuroendócrinos, inibição do desenvolvimento de insetos imaturos e pode causar a morte por intoxicação aguda.

O óleo de neem é extraído da prensagem a frio de sementes da árvore de neem, uma planta originária da Ásia e caracterizada por apresentar crescimento rápido, tolerância ao estresse hídrico e a solos pobres em nutrientes. De acordo com Gerson Silva, uma planta adulta pode chegar a 20 metros de altura e a 80 cm de diâmetro de tronco. A produção de sementes inicia com três a cinco anos de plantio, com média de produtividade superior a 25 kg/planta.

 

“É importante salientar que o óleo de neem apresenta ação potencializada contra lagartas em estágios iniciais de desenvolvimento, e à medida que lagartas aproximam do momento de empupar a suscetibilidade ao óleo diminui. Uma das grandes vantagens do óleo de neem no controle de lagartas, em relação aos inseticidas convencionais, é o baixo risco de desenvolvimento de resistência, graças à composição complexa do óleo, formado por mais de 150 compostos biologicamente ativos”, conclui.

Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.