Óleo de palma: importações indianas disparam em maio

Óleo de palma: importações indianas disparam em maio
Imagem: Canva

As importações de óleo de palma pela Índia atingiram em maio o maior nível em seis meses, conforme os estoques mais baixos e o desconto do óleo tropical em relação aos concorrentes óleo de soja e de girassol levaram as refinarias a aumentar suas compras, de acordo com cinco negociantes.

O aumento das importações de óleo de palma e de óleo de soja pela Índia, o maior comprador mundial de óleos vegetais, pode sustentar os preços do óleo de palma da Malásia e os futuros do óleo de soja nos EUA.

As importações de óleo de palma em maio aumentaram 87% em relação ao mês anterior, atingindo 600.000 toneladas, o maior valor desde novembro de 2024, de acordo com estimativas dos negociantes.

A Índia importou, em média, mais de 750.000 toneladas de óleo de palma por mês durante o ano comercial que terminou em outubro de 2024. A informação é da Associação de Extratores de Solventes da Índia, que deve publicar seus dados de importação de maio em meados de junho.

Estoques baixos e descontos impulsionam a demanda

As importações de óleo de palma caíram drasticamente de janeiro a abril devido ao prêmio do produto sobre o óleo de soja, o que levou a níveis mais baixos de estoque na Índia, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, uma trading de óleos comestíveis.

“Desde que o óleo de palma começou a ser vendido com desconto, no mês passado, os compradores indianos passaram a reconsiderar seu uso. Aos poucos, voltaram a optar pelo óleo de palma”, disse Patel.

Os estoques de óleo vegetal da Índia caíram para 1,35 milhão de toneladas em 1º de maio. Esse é o menor nível registrado desde julho de 2020. Os dados são da SEA.

Alta geral nas importações de óleos vegetais

As importações de óleo de soja em maio aumentaram 10% em relação ao mês anterior, para 398.000 toneladas, a maior desde janeiro, disseram os negociantes. As importações de óleo de girassol, por sua vez, subiram 2%, para 184.000 toneladas.

O aumento das importações de óleo de palma e de óleo de soja elevou o total das importações de óleo comestível da Índia em maio em 37% em relação ao mês anterior. O volume chegou a 1,18 milhão de toneladas, o maior valor desde dezembro, de acordo com as estimativas dos negociantes.

A Índia reduziu pela metade o imposto básico de importação sobre óleos comestíveis brutos, fixando a nova alíquota em 10%. A medida foi anunciada na sexta-feira. O objetivo é reduzir os preços dos alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar o setor de refino local.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia e da Malásia. Países como Argentina e Brasil exportam óleo de soja para a Índia. O óleo de girassol, por sua vez, vem principalmente da Rússia e da Ucrânia.

Fonte: Rajendra Jadhav | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.