Em Prol de Produtos Mais Amigáveis

EM PROL DE PRODUTOS MAIS AMIGÁVEIS

Há alguns anos, os fabricantes de tintas eram abastecidos basi­camente com produtos petroquímicas. Hoje, o setor de óleos e derivados segue investindo pesado em novas tecnologias que visam o uso de produtos naturais, matérias-primas que podem substituir de forma parcial ou integral os produtos petroquímicas na fabricação de tintas e resinas. “O driver da ‘megatrend’ que tem ocorrido no setor é decorrente, principalmente do interesse das em­presas em serem mais ecológicas e sustentáveis. E, por isso, estamos atentos às inovações que estão ocorrendo no mercado nacional. As legislações vigentes e as exigências do mercado não deixam margem para o crescimento de amadorismo na questão meio ambiente. Há muitos programas que realizam de forma regular avaliações perma­nentes em fornecedores de matérias primas, como, por exemplo, a Ecovadis”, afirma Felipe Camargo, gerente comercial – Oleochemical Products da Aboissa Commodity Brokers. 


FOTO: Felipe Camargo | Oleochemical Products

PRODUTOS

As últimas inovações são produtos oleoquímicos, pois são matérias-primas obtidas por meio de óleos e derivados de origem renovável, informa Camargo, da Aboissa Commodity Brokers. “Embora as empresas já tenham percebido os benefícios que esses produtos podem trazer à manipulação interna, ao pro­cesso fabril e à qualidade do produto final, ainda é um desafio ganhar espaço num setor tão enraizado em produtos petroquímicos. Aos poucos estamos conseguindo quebrar esses paradigmas e acreditamos que é uma questão de tempo, pois se trata de uma tendência global e as empresas que conseguem visualizar esse cenário estão um passo à frente”.
(amargo ainda destaca que, falando especialmente sobre os produtos oriundos de óleos e derivados que sua empresa comercializa, as principais características dessas matérias-primas oriundas de óleos e derivados têm por finalidade oferecer rápida secagem, lu­bricidade, resistência e estabilidade em altas temperaturas, além de ação misce- 1 ânea com vários componentes. “Além disso, a aplicabilidade e performance dos produtos oleoquímicos são iguais aos produtos petroquímicos, porém o fato de serem biodegradáveis podem oferecer ao cliente redução de custos na manipulação interna, possibilitando inclusive a automação de algumas li­nhas, além de garantir o abastecimento anual, com bom preço e baixa oscilação, desde que as compras sejam realizadas no momento certo.”
Morales, da A.Azevedo, salienta que os óleos vegetais com menores índices de umidade a óleos e alto grau de secati­vidade são as principais características solicitadas pelo mercado de tintas. “A demanda do mercado é bastante in­trínseca e acreditamos que ainda existe bastante espaço para novos produtos. 

CLIQUE AQUI e confira a revista digital.

Autor: Talita Molinero | Fonte: Editora Agnelo | Edição: nº239 Dezembro de 2018

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.