Climatempo: Onda de calor pode durar até o final de setembro em algumas regiões do Brasil

Climatempo: Onda de calor pode durar até o final de setembro em algumas regiões do Brasil
Imagem: Adobe Stock

A intensa onda de calor que atinge o Brasil continua a se espalhar pelo país, e as próximas dias marcarão temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões. De acordo com a Climatempo, o período “muito quente” deve se estender até a primeira semana da primavera, podendo se estender até o final do mês em algumas áreas do interior do país.

“Esta onda de calor teve início no dia 17 de setembro de 2023 e deve se prolongar pela primeira semana da primavera. Algumas áreas pelo interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste poderão conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, afirma a previsão.

Onda de calor intensa atinge o Centro-Oeste e partes do Brasil

Já com relação à tendência de previsão de onda calor estendida, ademais, não se estende para todo país, segundo a Climatempo. Centro-Oeste, Distrito Federal, oeste e noroeste de Minas Gerais e áreas do Matopiba devem sentir o calor por mais dias e com mais intensidade. Analogamente, provavelmente poderemos compará-la a uma das ondas de calor mais intensas já vividas recentemente pelo Brasil, que ocorreu durante a primavera de 2020, como resultado.

De acordo com as previsões do modelo GFS as temperaturas já podem ficar perto de 40ºC nesta terça-feira (19). A faixa oeste do Mato Grosso do Sul e áreas do Mato Grosso experimentarão o calor mais intenso, com máximas podendo atingir 42ºC. O dia 23, prevê temperaturas extremas. Máximas chegarão a 46ºC em Mato Grosso do Sul e ultrapassando os 43ºC em Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins.

Por fim, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja para onda de calor válido em todas essas áreas até, pelo menos, o próximo dia 22 de setembro. O alerta do Inmet também é válido para o norte do Paraná no período.

Chuvas 

O avanço de uma frente fria vai aumentar as áreas de instabilidade no Sul do Brasil nos próximos dias. A circulação dos ventos vai aumentar a umidade nos três estados, mas as chuvas mais intensas são previstas para o Rio Grande do Sul. 

Segundo os dados do modelo Cosmo, o estado gaúcho registrar acumulados de até 70mm na região central do estado nas próximas 24 horas. O mapa mostra ainda que a chuva será rápida e nos demais estados o volume de chuva não deverá ser expressivo. 

“Possibilidade de temporais, chuva volumosa e persistente no oeste e sul gaúcho. Na capital, o sol ainda consegue aparecer, com bastante nebulosidade, mas a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia. Só na Região Serrana e extremo norte do RS, que as pancadas ainda intercalam períodos de melhoria. Já entre Santa Catarina e Paraná, dia de sol e muito calor”, complementa a Climatempo. 

Fonte: Virgínia Alves | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.