Plantando consciência ambiental


Imagem: Pixabay


Um projeto desenvolvido pela Escola Espaço Criativo/Colégio Enigma, com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da empresa SLC Agrícola, está contribuindo para garantir que, nas próximas décadas, a paisagem ao redor do município de Barreiras, e de outros no entorno, esteja ainda mais colorida, com a adição de 300 novos pés de Ipê, árvore símbolo do cerrado. E também que os alunos que participaram da iniciativa tenham uma recordação permanente do tempo de escola e um lembrete da importância que tem o meio ambiente para as suas vidas.

O plantio das mudas doadas pela entidade dos cotonicultores e pela SLC Agrícola carrega muito mais significado que o pequeno incremento dessas 300 árvores no bioma, porque ele é somente a parte final de um projeto que se desenvolveu ao longo do semestre, envolvendo disciplinas como Ciência e Geografia, integrado a um contexto de sustentabilidade, com a abordagem da proteção aos recursos naturais, como a água e o solo, manejo de resíduos, e vários outros conteúdos afins. Para superar as dificuldades impostas pela pandemia, que começam pela própria ausência dos estudantes em sala de aula, as professoras montaram um drive thru para a entrega das mudas.

Mas o trabalho dos estudantes do sexto, sétimo e nono anos do Ensino Fundamental II está longe de acabar. “Após o plantio, eles terão que cuidar de suas mudas e mandar fotos mensalmente, para vermos como está o desenvolvimento das plantas. E isso contará como ponto extra na média final do ano”, relata a coordenadora pedagógica do Fundamental II, Janaína Câmara. Segundo ela, ao longo dos meses de elaboração do projeto, eles estudaram em detalhes a árvore escolhida, o ipê, perpassando temas ligados à botânica e à agricultura. Conforme o ano, tiveram que elaborar um material especial, como folder, revista, e até um cordel e uma paródia. Em meio a toda essa produção, ainda assistiram a um aulão interativo para tratar sobre o tema.

“Foi um grande sucesso. Recebemos as mudas da Abapa e SLC, colocamos numa embalagem especial e entregamos aos estudantes que vieram deixar na escola o trabalho do semestre. Até as 40 mudas que sobraram, depois do drive thru, acabaram rapidinho quando anunciamos no grupo de pais, no WhatsApp”, celebra a professora.

{module Form RD}

Memória viva

A ação levou em conta, também, o contexto no qual os estudantes se inserem, onde a agricultura é a grande mola propulsora da economia, em todos os seus setores, direta ou indiretamente. “Perguntamos a estes alunos se seus pais e avós, vários deles agricultores pioneiros na região, haviam plantado uma árvore. Muitas histórias voltaram no tempo a partir dessa resposta, e é isso que queremos: que, em 20 anos, quando estes estudantes serão adultos, possam ter naquela árvore uma memória viva”, afirmou Janaína

Feliz com o resultado da iniciativa, o presidente da Abapa, Luís Carlos Bergamaschi, elogiou o projeto. “Este é o tipo de atividade que gera um ganho permanente para todos os envolvidos, com aumento da conscientização e com a percepção mais apurada, destes alunos sobre lugar ao qual eles pertencem e o significado que isso tem. A Abapa acredita e investe na educação, a mais eficaz ferramenta de transformação social. E quando ela agrega a produção agrícola, de alimentos, fibras, e mesmo como forma de conservação da natureza, a educação se torna uma força ainda mais poderosa. Esperamos ver ações como esta sendo replicadas em todas as escolas”, afirmou o presidente.

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.