Portos paranaenses registram aumento de 14% nas exportações


As exportações pelos portos do Paraná somaram 21,8 milhões de toneladas de janeiro a julho de 2020. O volume é 14% maior que o mesmo período do ano passado – com 19,1 milhões de toneladas. O embarque de produtos brasileiros com destino ao exterior representa 65% do total movimentado pelos portos de Paranaguá e Antonina.

No total, de janeiro a julho, os terminais paranaenses movimentaram 33,3 milhões de toneladas de cargas. Volume 10% maior que as 30,3 milhões de tonelada movimentadas no mesmo período do ano passado. As importações, que representaram 35% do total, somaram 11,45 milhões de toneladas e também tiveram alta em 2020.

“O Paraná é o grande porto do agronegócio brasileiro e este tem sido um ano bastante positivo”, afirma o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Somos os primeiros do país em exportação de óleo vegetal e frango congelado, o segundo em exportação de soja, farelo, açúcar, papel, carne e álcool. Além de ter a melhor produtividade para desembarque de fertilizante e ser destaque na movimentação de contêineres e veículos”, afirma Garcia.

Neste ano, segundo ele, o tempo seco, o câmbio favorável e a grande demanda de granéis estão entre as principais razões do bom desempenho da atividade portuária.

SÓLIDOS – Os graneis sólidos representam 66,6% do total movimentado pelos portos de Paranaguá e Antonina em 2020 e foram o segmento com maior alta. Foram 20 milhões de toneladas registradas em 2019 e 22,18 milhões de toneladas de cargas operadas este ano. Crescimento de 11%.

Na exportação, se destacam os volumes de açúcar, soja (grão) e farelos embarcados de janeiro a julho, este ano. Todos os produtos registram alta. De açúcar, a granel e em saca, foram 2 milhões de toneladas– 58% a mais que as 1,2 milhão de toneladas registradas em 2019.

{module 442}

De soja, em grão, o volume exportado passou de 10,6 milhões de toneladas, 57% a mais que as cerca de 6,8 milhões de toneladas do ano passado. De farelo de soja, comparando as 3,5 milhões de toneladas embarcadas este ano com 3,1 milhões em 2019, o percentual de aumento registrado é de 13%.

Na importação, os principais graneis sólidos movimentados são os fertilizantes/adubos. Destes, foram 5,5 milhões de toneladas importadas este ano contra 5,2 milhões registradas em 2019.  Aumento de quase 6%.

CARGA GERAL – O segmento representa 20,7% do total movimentado pelos portos do Paraná. Este ano, de janeiro a julho, foram 6,9 milhões de toneladas registradas na importação e exportação. O volume é 9% maior que as 6,3 milhões de toneladas em 2019, no período.

Destaque para a movimentações dos contêineres. Este ano, já são 523.559 TEUs movimentados – 5% a mais que os 498.883 TEUS registrada em 2019, de janeiro a julho.

LÍQUIDOS – De graneis líquidos são quase 4,18 milhões de toneladas de cargas movimentadas, 4% a mais que as 4 milhões de toneladas embarcadas e desembarcadas em 2019, no mesmo período. Na exportação, destaque para os volumes de óleo vegetal e derivados de petróleo.

Em óleo vegetal, principalmente óleo de soja, as exportações somam 669.043 toneladas exportadas – 34% a mais que as 498.214 toneladas embarcadas em 2019. E de derivados de petróleo, foram 397.578 toneladas este ano contra 269.581, no ano passado – aumento de 47%.

Fonte: DATAGRO

LEIA TAMBÉM:

{module 441}

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.