Preços Agropecuários caem 1,31% em maio de 2023, aponta IEA



Imagem: Pixabay


O IqPR – índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas – fechou maio de 2023 em queda de 1,31%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Separados por grupos de produtos, tanto o índice de origem vegetal (IqPR-V) quanto o índice de origem animal (IqPR-A) apresentaram baixas, respectivamente de -0,71% e -2,87%.

Dentre as principais quedas observadas no mês de maio, destacaram-se milho (-24,7%), banana-nanica (-9,63%) e carne bovina (-7,21%). Em relação ao milho, o início das colheitas da safra de inverno em diferentes regiões tem acentuado a oferta que, junto ao montante acumulado com a produção no mercado internacional, têm colocado os compradores em situação baixista de preços. No caso da banana-nanica, a redução do consumo com a aproximação do inverno adicionada a uma oferta regular posiciona os preços no campo quase 10% menores que abril. Já a carne bovina, com o reflexo ainda da queda das exportações para a China desde fevereiro, apresentou uma expansão do produto no mercado nacional, reduzindo assim as cotações da arroba do boi gordo, explicam os pesquisadores.

{module Form RD}

Dos produtos que tiveram altas no período analisado, destacaram-se batata (+8,68%) e ovos (+4,90%). Para a batata, como reflexo da entressafra paulista e a menor oferta do produto do estado do Paraná, os preços recebidos pelos produtores aumentaram em maio no comparado com abril. Já para os ovos, com um plantel em postura ainda defasado em relação à recuperação da demanda pós-pandemia de covid-19, os preços do produto nas granjas continuam ascendendo, melhorando a relação de troca do milho, principal item da ração das aves.

ACUMULADOS NOS ÚLTIMOS 12 MESES

De maio de 2022 a maio de 2023, o IqPR registrou queda de 0,29%. Nesse intervalo, nove produtos que compõem a cesta tiveram reajustes positivos e sete apresentaram quedas.

Fonte: Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários. *Estamos de férias coletivas e voltaremos às atividades dia 04/01/2024. Boas festas!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.