Produção global de azeite de oliva poderá sofrer o segundo ano consecutivo de declínio

Produção global de azeite de oliva poderá sofrer o segundo ano consecutivo de declínio
Imagem: Freepik

Os sete principais países produtores de azeite de oliva no mundo estão enfrentando desafios na safra de 2023/24, com previsão de produção de 1.97 milhão de toneladas, conforme relatório do Olive Oil Times baseado em entrevistas com agricultores, moleiros e autoridades locais.

Essa estimativa reflete uma queda de 7% em comparação ao ano anterior e um declínio de 23% em relação à média das quatro temporadas anteriores, conforme o relatório de 31 de outubro. Em 2022, Espanha, Itália, Tunísia, Grécia, Turquia, Marrocos e Portugal responderam por 72% da produção mundial de azeite de oliva, contra 82% nas últimas quatro safras.

A produção global de azeite de oliva na safra 2023/24 provavelmente ficará abaixo das 2.94 milhões de toneladas produzidas em 2022/23, sendo o menor rendimento desde 2016/17, de acordo com o relatório.

Juan Vilar, consultor estratégico do setor de azeite de oliva na Espanha, prevê uma queda ainda mais acentuada, com a produção global podendo cair para 2.4 milhões de toneladas, representando uma diminuição de 18% em relação a 2022/23 e 24% abaixo da média das quatro safras anteriores.

Apesar das expectativas de melhores colheitas na Espanha, Itália, Tunísia, Marrocos e Portugal, os aumentos de produção serão mais modestos em comparação com os declínios previstos na Turquia e na Grécia.

Perspectivas contrastantes na produção de azeite na Europa e Norte da África

Após uma safra historicamente desfavorável no último ano, as autoridades espanholas estão otimistas com a safra de 2023/24, prevendo um aumento na produção de 15%, passando de 664.033 toneladas para 765.362 toneladas.

No entanto, ainda será 34% abaixo da média dos quatro anos-safra anteriores. Espera-se que os preços continuem a subir até maio.

Itália: Os produtores almejam uma produção superior a 290.000 toneladas em 2023/24. Isso implica em um aumento de 23% em relação ao ano passado. No entanto, ainda está 4% abaixo da média das quatro safras anteriores.

Tunísia: Os produtores estão otimistas. Esperam uma recuperação significativa. A estimativa é de 220.000 toneladas de azeite de oliva na safra 2023/24. Isso contrasta com as 180.000 toneladas da temporada anterior.

Grécia: No ano passado, registrou um rendimento recorde de 330.000 toneladas. No entanto, as projeções indicam uma significativa queda para cerca de 200.000 toneladas. Isso representa uma diminuição de quase 40% em comparação com o ano anterior e fica 28% abaixo da média dos últimos quatro anos.

Turquia: O segundo maior produtor mundial enfrenta uma significativa redução na colheita. Estima-se que a safra de 2023/24 atinja apenas 180.000 toneladas, representando uma queda de 57% em relação ao ano anterior. Além disso, essa produção fica 33% abaixo da média das quatro safras anteriores.

Marrocos: Espera-se um aumento de 10% na produção de azeite de oliva em relação à safra de 2022/23, atingindo um total estimado de 171.600 toneladas.

Portugal: Autoridades e produtores preveem um aumento na produção de azeite de oliva para a safra de 2023/24. A estimativa é de cerca de 145.000 toneladas, representando um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Isso também supera ligeiramente a média dos últimos quatro anos, registrando um aumento de pouco mais de 1%.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.