Aboissa no FT Commodities Americas Summit 2019

por Marina
#AboissaEverywhere






Na última semana a Aboissa participou do FT Commodities Americas Summit 2019, no Rio de Janeiro, que reuniu diversos políticos e líderes para discutir sobre os desafios que serão enfrentados pelo mercado Latino-americano nas próximas décadas.


Entre os temas discutidos estão: 

 - Soja - A produção que tomou conta do mundo: Mostrou o crescimento da soja no mercado e como o cultivo demasiado está contribuindo para o desmatamento, a precificação e a moratória do grão.

- Visão do topo: Discussão com o CFO da Vale: Comentou sobre os desastres de Brumadinho e Mariana e o que é possível esperar da Vale nos próximos anos.

Reconstruindo a confiança no setor da mineração: "Sustentablidade" foi a palavra que tomou conta deste tema, sendo relacionada, mais uma vez, com os desastres de Brumadinho e Mariana.

A transição de energia limpa nas Américas: Dos principais temas falados, foi que o mercado de energia limpa no Brasil depende muito da aceitação do
consumidor, precisa existir uma reeducação deste consumo para procurar novas fontes de energia. Hoje o Brasil sofre com alternativas pouco competitivas como os carros elétricos, e opções de energia solar e eólica são relativamente caras.

Novo mercado de Gás no Brasil: O setor de gás natural no Brasil está preparado para uma reforma radical, já que o governo do presidente Jair Bolsonaro quer reduzir os custos de energia. Em um cenário de queda nos preços globais e promessa de mais oferta dos depósitos offshore de petróleo e gás do pré-sal, e uma perspectiva atraente. Mas criar um novo mercado de gás no Brasil não será fácil. Os monopólios terão que acabar e a infraestrutura deverá ser atualizada.

Problemas no mercado cafeeiro?: Os baixos preços internacionais na última década estão fazendo com que muitos fazendeiros na América Central e América do Sul abandonem suas fazendas, alimentando temores de uma crise no setor. Encarar este problema não será fácil e terá um impacto no Brasil, que é responsável por um quarto da produção mundial.

Keynote: Commodities no Brasil: Foi falado, principalmente, sobre a aliança entre Mercosul e União Européia  e outros acordos brasileiros que estão sendo feitos e seguem evoluindo.

Fechamento do Debate: A Geopolítica das Commodities: Este debate girou em torno da posição de Jair Bolsonaro na ONU e como ninguém apoia o atual governo; A atual situação da economia brasileira e o que acontecerá nos próximos anos; A relação da China com o Brasil e a relação interna dos países do Mercosul. 


Baseado em relatório de Muriel Aboissa.



Confira: