fbpx
USD/BRL:
PT | EN | ES |      

[Especial] Dia do Amendoim: a leguminosa que conquistou a América

por Marina

Em 13 de setembro, no calendário estadunidense, é celebrado o "National Peanut Day" (Dia Nacional do Amendoim), devido a popularidade do grão na dieta da população americana. E no Brasil não é diferente: pesquisas mostram que 45% da população preferem amendoim a qualquer outro grão.

A China, Índia e Nigéria se destacam como os 3 maiores produtores da leguminosa, respectivamente. Atualmente, o Brasil é o 14º maior produtor de amendoim in natura do mundo, tendo registrado produção de 515 mil toneladas na safra 2018/2019.



O alimento é rico em vitamina E, (antioxidante e também responsável por contribuir na preservação do sistema imunológico); vitaminas do Complexo B (essenciais ao sistema nervoso e ajudam na formação de neurotransmissores como a serotonina); além de possuir Ômega 3 e Ômega 6 (cuja função combinada promove renovação celular e previne o envelhecimento).

Apesar do óleo de amendoim ser muito comercializado, importado e exportado, o grão, na verdade não é uma oleaginosa, e sim uma leguminosa, pois os grãos nascem em vagens ricas em tecido fibroso. Basicamente, flores se desenvolvem nos caules e se transformam em vagens, que contêm sementes de diferentes tipos, texturas e tamanhos.

Celebramos a existência da cultura mundial do amendoim agradecendo a todos os produtores e trabalhadores envolvidos em levar esse produto versátil aos consumidores!