Cargill lança nova gordura para sorvetes e laticínios

por Guilherme Rodrigues

A Cargill Brasil lançou uma nova gordura que pode reduzir o conteúdo de gordura saturada em sorvetes, cremes e bebidas lácteas em até 30%, diz DairyReporter.

Lançado em dezembro, o Lévia + c era uma mistura de óleos vegetais (principalmente óleo de soja) e emulsificantes que tinham a mesma estrutura física de uma gordura tradicional, mas um teor de gordura saturada de 35% e um teor máximo de gordura trans de 2%.

Ele poderia ser adicionado a uma receita sem alterar a formulação do produto e também desacelerou o derretimento, não deixou gordura residual na boca e impediu a recristalização e a formação de grumos, disse a Cargill.

A tecnologia da Lévia + c foi baseada na 'estruturação' de óleos líquidos, que promoveu o fortalecimento da rede de gorduras de cristais, disse DairyReporter , segundo Fernando Toledo, gerente estratégico de marketing de gorduras e óleos da Cargill.

"A formação de cristais mais estáveis ​​na quantidade, forma e tamanho corretos proporciona rápida cristalização e estabilidade do produto."

O DairyReporter disse que a tecnologia por trás da linha Lévia foi desenvolvida em 2014 quando a Cargill fez uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas para desenvolver um ingrediente que pudesse reduzir o conteúdo de gorduras trans e saturadas em produtos como alimentos queimados, massa de biscoito, pão e chocolate. O Lévia + e foi introduzido para alimentos que requerem mais estrutura, como panetone, bolos e recheios de doces. No entanto, ainda havia uma lacuna nos produtos lácteos.




Fonte: OFI Magazine