O futuro da farinha de soja e das refeições de colza na China sobe no relatório da vacina ASF

por Marina

Os futuros de farelo de soja e colza na China subiram acentuadamente na segunda-feira, quando o mercado respondeu a um relatório acadêmico detalhando o teste bem-sucedido de uma potencial vacina contra a peste suína africana (ASF).

Uma equipe médica da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS) testou com sucesso a vacina ASF, divulgando suas descobertas em um trabalho de pesquisa publicado na revista Science China.

"Nosso estudo mostra que o HLJ / -18-7GD é uma vacina segura e eficaz contra a ASF e, como tal, deve desempenhar um papel importante no controle da disseminação da ASF", afirmou o jornal.

O vírus matou milhões de suínos na China desde agosto de 2018, quando foi identificado pela primeira vez, e se espalhou rapidamente para reivindicar mais milhões de suínos no vizinho Vietnã antes de se espalhar por outros países.

O relatório foi suficiente para impulsionar os futuros de farelo de soja e farelo de colza - principais fontes de proteína na alimentação animal - para atingir um pico de vários meses na segunda-feira.

Os futuros de farinha de soja mais líquidos na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiram quase 4% a partir da sexta-feira, atingindo um aumento de dois meses em CNY2.719 / mt (US $ 390,66 / mt).

Para as refeições de colza, o futuro mais ativo na Bolsa de Mercadorias de Zhengzhou subiu ao nível mais alto em quatro meses, a CNY2.370 / mt (US $ 340,52 / mt).

"Esses fatos demonstram que o ASF não pode ser controlado apenas com a eliminação de porcos infectados, e o desenvolvimento e a aplicação de uma vacina eficaz são urgentemente necessários", acrescentou o artigo.

No entanto, a implantação e o uso dessa vacina em todo o mercado ainda estão muito distantes, com os pesquisadores enfatizando que ainda é cedo e que ainda há incertezas pela frente.

"A mídia teve uma interpretação enganosa dos resultados", disse Zhu Zengyong, pesquisador do CAAS, referindo-se à cobertura precoce da mídia que acompanhou os primeiros relatos da vacina.

"A pesquisa e aplicação da vacina ainda tem incerteza no futuro", disse Zhu.

Muitas fontes do mercado também acreditam que o rally carece de forte apoio fundamental.

“A manifestação foi iniciada pelo boato da vacina, mas foi descartada. Hoje houve repercussões nos mercados de ações e commodities, juntamente com uma correção das margens de esmagamento ”, afirmou um analista de um importante britador chinês.

“A tendência de alta hoje não era razoável. Ele superou as expectativas ”, disse um gerente de compras de farelo de soja à Agricensus, acrescentando que a baixa chegada de navios de soja e a demanda decente de farelo de soja podem ter sustentado o futuro.




Fonte: Agricensus