fbpx
USD/BRL:
PT | EN | ES |      

Opep tem reunião com Brasil em meio a consultas a produtores "chave" de petróleo

por Marina

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammad Barkindo, teve nesta segunda-feira uma videoconferência com o ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, para conversas sobre o mercado de energia.

A reunião bilateral foi a mais recente de uma série de encontros para discussões com países produtores de petróleo considerados "chave" e que não fazem parte do grupo, segundo publicações da Opep no Twitter.

"Os países discutiram os últimos acontecimentos dos mercados de petróleo... Barkindo também ressaltou o significativo papel do Brasil como um dos mais prolíficos fornecedores de energia da América do Sul", escreveu a Opep ao relatar o encontro virtual.

O secretário-geral ainda convidou Albuquerque a participar de plataformas de cooperação multilateral do grupo e a comparecer a um seminário internacional da Opep em Viena em junho de 2021, segundo o Twitter da Opep.

O Ministério de Minas e Energia não respondeu de imediato a pedidos de comentário sobre a reunião online com Barkindo.

Em abril, o ministro Albuquerque chegou a participar de uma reunião virtual de países do G20 sobre o mercado de petróleo, após convite da Arábia Saudita, que sondou o interesse do país em participar de esforços liderados pela Opep para redução da oferta global.

O país, no entanto, disse na ocasião que não poderia contribuir com acordos da Opep devido a questões legais, que impedem que o governo influencie o nível de produção das empresas do setor.


Fonte: Notícias Agrícolas

LEIA TAMBÉM: