fbpx
USD/BRL:
PT | EN | ES |      

Petrobras preparada para lançar diesel renovável à base de soja após aprovação

por Marina

A estatal brasileira de petróleo Petrobras diz que está pronta para produzir diesel renovável de soja ou outros óleos comestíveis em escala comercial assim que obtiver a aprovação regulatória, informou a Reuters em 1º de agosto.

A empresa expandirá seus investimentos no setor após a aprovação do regulador de petróleo do Brasil ANP Petrobras, disse a diretora de refino da empresa, Anelise Lara.


A Petrobras refinou 2 milhões de litros de óleo de soja em uma de suas refinarias ao sul, resultando em 40 milhões de litros de diesel renovável, informou a Reuters .

"Confirmamos a viabilidade técnica da tecnologia", disse Lara.




A iniciativa faz parte da estratégia climática da Petrobras, que inclui a meta de reduzir em 16% a intensidade de carbono no segmento de refino nos próximos cinco anos.

A soja era atualmente a matéria-prima para mais de 70% do biodiesel produzido no Brasil e a introdução de um novo tipo de combustível que poderia afetar a demanda de soja era controversa no setor, disse a Reuters .

O diesel renovável não continha contaminantes, ao contrário do biodiesel, de acordo com Lara. No entanto, o grupo industrial Abiove, que representa os produtores de biocombustíveis, discordou dizendo que o biodiesel não continha mais contaminantes.


Os dois produtos tinham composições diferentes, incluindo porcentagens de óleo de soja, disse a Reuters .


Fonte: OFI Magazine


LEIA TAMBÉM: