fbpx
USD/BRL:
PT | EN | ES |      

Uruguai alerta que expansão do plantio de soja corre risco por conta da seca

por Guilherme Bezzarro

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 



Imagem: Pixabay



A previsão de expansão da área plantada de soja do Uruguai para o ciclo de safra 2020/21 pode ser colocada em risco pela falta de chuvas em algumas regiões do norte do Uruguai , disse um funcionário do Ministério da Agricultura do país ao AgriCensus em 20 de novembro.

As previsões iniciais estipulavam um aumento da área de soja de aproximadamente 10% em comparação com o 1 milhão de ha plantado no ciclo anterior, disse o funcionário.

“Espera-se que os agricultores do Uruguai plantem mais soja neste ciclo de safra, principalmente devido aos bons preços da soja.”

No entanto, a falta de água em algumas regiões ameaçava o potencial de expansão da área de soja do país.

“Existem condições de seca na maioria das regiões agrícolas do país. No entanto, o cenário é mais crítico na região Norte, pois os agricultores precisam plantar soja lá antes do que em outras regiões ”, acrescentou o funcionário.



Os agricultores do sul tiveram mais tempo para plantar soja, disse ele, embora mais chuvas sejam necessárias para melhorar as condições do solo.

“Recentemente ocorreram algumas chuvas no país, mas não foram suficientes para melhorar o cenário”, disse.

Ainda é muito cedo para fornecer estimativas iniciais de produção de soja para o ciclo 2020/21, acrescentou.

O Uruguai exportou um total de 1,96 milhões de toneladas de soja nos primeiros nove meses do ano, com 63% indo para a China, em comparação com 2,27 milhões de toneladas no mesmo período de 2019, quando 72% foram para a China, de acordo com a exportação local agência de promoção Uruguai XXI.

Com 2 milhões de toneladas, a safra de soja de 2019/20 no Uruguai ficou bem atrás da estimativa inicial de 3 milhões de toneladas, de acordo com dados do governo.

O nível de produção mais baixo foi devido a outra seca severa que atingiu várias regiões de cultivo no sul do país.

Para a safra 2020/21, o Estados Unidos da Agricultura (USDA) disse que espera que a produção de soja no Uruguai chegue a 2,1 milhões de toneladas.

Este texto foi traduzido automaticamente do inglês.

Fonte: OFI Internacional