fbpx
USD/BRL:
PT | EN | ES |      

Maior cooperativa agrícola do país, Coamo quer produzir etanol de milho

por Eduardo Moreno

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Imagem: Pixabay

A Coamo Agroindustrial Cooperativa, tradicional cooperativa de grãos e maior do país, está em planejamento para a produção de etanol de milho até começo de 2022, segundo informação do jornal Folha de S. Paulo.

A cooperativa faz neste momento um estudo de viabilidade para a produção do combustível e espera aprovação em assembleia. Apesar da safra menor do cereal neste ano, os altos preços de comercialização têm compensado as perdas no campo.



Na temporada 2021/22, a Coamo espera receber 160 milhões de toneladas de grãos, sendo pouco mais de 50 milhões de t de milho. Desse volume, apenas 2% a 3% vai para fabricação de ração, por isso a decisão de produzir etanol.

A Coamo, com sede em Campo Mourão, no estado do Paraná, está em uma região estratégica para a produção de etanol, pois não há usinas de cana-de-açúcar em algumas áreas da região Sul.

Para Airton Galinari, presidente-executivo da cooperativa, em entrevista para a Folha, é necessário cada vez mais agregar valor à produção e decisão pelo etanol de milho segue essa lógica. Atualmente, até 40% do trigo é processado pela Coamo para farinha.

Fonte: Notícias Agrícolas