Safra 21/22 de amendoim deve ser maior

por Eduardo Moreno

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Imagem: Pixabay

Para a safra total de amendoim, estima-se um aumento de 3,6% na área a ser semeada, em relação ao ciclo anterior, com uma produção de 613,5 mil toneladas, 4,3% maior que a safra anterior. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em São Paulo, maior produtor da cultura, o amendoim é conhecido pela sua tolerância à diversas espécies de pragas, contribuindo para diminuir a quantidade dessas infestações nas áreas plantadas. O seu cultivo é conduzido principalmente em rotação com a cana-de-açúcar e pastagens. O seu plantio nessas áreas de renovação de cana-de-açúcar proporciona à cultura principal, entre outros benefícios, a baixa incidência de infestação de plantas daninhas, além de deixar nutrientes no solo, contribuindo para amenizar os custos de implantação dos canaviais.

No caso do plantio em rotação com a cana-de-açúcar, é importante que as cultivares de amendoim sejam de ciclo compatível com a duração do período de rotação do canavial. Os principais polos de cultivo de amendoim do estado de São Paulo são as regiões da Alta Mogiana (Ribeirão Preto, Dumont, Jaboticabal e Sertãozinho) e Alta Paulista (Tupã e Marília). Cerca de 80% da colheita é destinada às exportações (a maior parte para os países europeus) e o restante é consumido internamente pelas indústrias de doces.

Por: Eliza Maliszewski | Agrolink