Anvisa aprova bionematicida à base de Bacillus licheniformis

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o nematicida microbiológico à base do ingrediente ativo Bacillus licheniformis Cepa DSM 32154 (FMCH001). A liberação foi dada através da Resolução RE n° 160 de 20 de Janeiro de 2017 e publicada no Diário Oficial da União do último dia 23 de Janeiro.

De acordo com a monografia, a formulação autorizada é de pó para preparação de pasta em água, e a modalidade de emprego é por aplicação via terrestre, através de pulverização ou via drench (esguicho) e em tratamento de sementes. Segundo a Anvisa, não foi determinado LMR (Limite Máximo de Resíduos) e Intervalo de Segurança em função da não necessidade de estipular essa indicação para este ingrediente ativo. 

 

 

Também não foi determinada classificação toxicológica para o ingrediente Ativo. De acordo com a Agência, esse tipo de categorização de produtos formulados com microrganismos é determinada em estudos realizados com o produto comercial.

A Anvisa esclarece que concede a aprovação para utilização em agricultura, mas a indicação de alvos biológicos é de competência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Agrolink