Rússia e China concordam em construir um novo centro de grãos na fronteira

Rússia e China concordam em construir um novo centro de grãos na fronteira
Imagem: Pixabay

A Rússia e a China firmaram um novo acordo para construir um novo centro de grãos na fronteira entre os dois países, de acordo com o South China Morning Post (SCMP).

O Terminal de Grãos Nizhneleninskoye-Tongjiang será localizado entre Vladivostok, no extremo leste da Rússia, e a província de Heilongjiang, no nordeste da China. O projeto envolverá um investimento de 15 bilhões de RUB (US$ 159 milhões), conforme relatado em 12 de setembro.

As autoridades chinesas e russas assinaram o acordo em 11 de setembro, durante o Fórum Econômico Oriental em Vladivostock. Tambémfizeram com outros acordos destinados a melhorar a logística do transporte de grãos russos para a China, conforme afirmou o SCMP.

Novo centro de grãos Rússia-China reforça cooperação bilateral e logística

O New Land Grain Corridor trabalhará com a China Chengtong International Investment, apoiada pelo Estado, para criar um centro de logística na fronteira, diz o relatório. Este grupo de empresas é a que gerencia o desenvolvimento da produção e da infraestrutura de grãos nos Montes Urais, na Sibéria e no extremo leste da Rússia.

“Essa é uma continuação do atual acordo entre as partes sobre cooperação estratégica e expansão do comércio mútuo. Bem como o próximo passo na implementação do programa do Novo Corredor de Grãos Terrestres Rússia-China”, disse um comunicado oficial do fórum.

O SCMP escreveu que Pequim está fazendo da segurança alimentar de sua população de 1,4 bilhão de habitantes uma prioridade ao tomar a medida.

Outros acordos incluíram um contrato entre o Terminal de Grãos Trans-Baikal e a empresa chinesa Guangdong BestCon Intelligent Equipment para criar uma frota terrestre especializada em grãos na Rússia, segundo o relatório. Isso poderia servir como uma alternativa às rotas marítimas.

Ampliando a parceria: mais detalhes dos acordos bilaterais

O relatório prevê a fabricação de 22.000 contêineres para transporte de até 600.000 toneladas, com capacidade máxima de 8 milhões de toneladas por ano.

A EPT Production and Export da Rússia, fechou contratos com Noble Home e Trans Eurasia (Tianjin) International Logistics para grãos e sementes oleaginosas na China.

Os acordos mostram como a cooperação econômica bilateral continua a melhorar entre os vizinhos. Especialmente porque as tensões do Ocidente continuam a interromper as cadeias de suprimentos e a restringir o comércio, de acordo com o relatório do SCMP.

O comércio bilateral de energia continuou apesar de o Ocidente ter imposto sanções à Rússia após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

O valor do comércio entre os países aumentou 32% em comparação com o ano anterior, chegando a US$ 155,1 bilhões nos primeiros oito meses deste ano, segundo dados alfandegários.

Importações russas cresceram, principalmente petróleo e gás, mas também soja e óleo de colza agrícolas, conforme relatório recente.

O Fórum Econômico Oriental, que teve início em 10/09, contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, Zhang Guoqing e de vários representantes comerciais.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários. *Estamos de férias coletivas e voltaremos às atividades dia 04/01/2024. Boas festas!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.