Trump e Xi falam por telefone e retomam negociações

Trump e Xi falam por telefone e retomam negociações
Imagem: Canva

Donald Trump e Xi Jinping se falaram nesta quinta-feira, de junho de 2025, e chacoalharam os mercados mais uma vez. Os líderes das duas maiores economias do mundo conversaram por mais de uma hora ao telefone e decidiram que as duas nações começarão uma nova rodada de negociações o quanto antes e, imediatamente, alguns mercados reagiram positivamente. 

Na Bolsa de Chicago, os futuros da soja inverteram as baixas e passaram a operar em campo positivo e, por volta de 12h20 (horário de Brasília), os ganhos entre os principais vencimentos variavam de 3,75 a 5,50 pontos, levando o julho a US$ 10,48 e o setembro a US$ 10,43 por bushel. 

Os dois chefes de Estado decidiram avançar com as negociações comerciais e econômicas e também firmaram um acordo sobre as questões das terras raras, tema central do conflito desde seu início. Tanto Trump, quanto Xi classificaram a ligação como muito positiva para os dois países. 

Mercados reagem à reaproximação entre EUA e China

Em sua rede social, a Truth Social, o presidente americano afirmou que “não deverá mais haver questões em deslainho sobre a complexidade dos produtos das terras raras”. Todavia, nem Washington e nem Pequim deram mais detalhes do acordo sobre este tema. 

Do mesmo modo, segundo a agência de notícias Bloomberg, o presidente chinês afirmou que Pequim cumpriu todos os termos do acordo sobre a trégua para as tarifas, definido no mês passado, em Genebra, na Suíça, mesmo com autoridades americanas afirmando o contrário. 

Os dois trataram também sobre o visto americano para estudantes chineses, e Trump afirmou que eles são bem-vindos a estudarem nos Estados Unidos. No entanto, também não divulgaram mais detalhes sobre este ponto. Além disso, Trump reafirmou que a conversa durou cerca de uma hora e meia. Segundo ele, o diálogo foi quase que completamente focado no comércio e na economia. Ainda assim, houve espaço para tratar de questões delicadas para ambos os lados, como a situação de Taiwan, por exemplo.

As negociações seguintes deverão contar ainda com oo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent , o secretário do Comércio, Howard Lutnick , e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, também de acordo com a Bloomberg.

“O Ministério das Relações Exteriores da China disse anteriormente que a ligação foi iniciada a pedido de Trump. Com o novo conflito ameaçando a frágil distensão, analistas de mercado estavam esperançosos de que a conversa abriria caminho para uma saída comercial. O telefonema entre os líderes marca o primeiro contato formal conhecido desde que Trump assumiu o cargo. A última conversa entre Trump e Xi ocorreu em janeiro, antes da posse do presidente dos EUA”, informa a agência internacional de notícias.

Fonte: Carla Mendes | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.