USDA revisa para baixo previsão de produção de óleo de palma da Indonésia para 45,8 milhões de toneladas em 2023/24

USDA revisa para baixo previsão de produção de óleo de palma da Indonésia para 45,8 milhões de toneladas em 2023/24
Image: Pixabay

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revisou para baixo suas projeções para a produção de óleo de palma na Indonésia em 2023/24, fixando-a em 45,8 milhões de toneladas, devido à menor produtividade resultante da seca provocada pelo El Niño.

O relatório USDA Indonesia: Oilseeds and Products Update indicou que a precipitação entre junho e novembro de 2023 em várias regiões produtoras de óleo de palma da Indonésia ficou abaixo da média, com Riau e Kalimantan Central – as principais áreas de produção – registrando precipitação abaixo da média por quatro meses consecutivos nesse período.

Os padrões climáticos do El Niño de intensidade moderada devem persistir até fevereiro de 2024, de acordo com as previsões da agência meteorológica local da Indonésia (BMKG).

Padrões climáticos do El Niño na Indonésia

O relatório de 4 de dezembro do Serviço Agrícola Estrangeiro do USDA indicou que, no início de novembro, previa-se o início da estação chuvosa em 20% da área da Indonésia. Isso inclui Sumatera do Norte, Riau, Sumatera do Sul e a maior parte de Sumatera Ocidental.

De acordo com as previsões do BMKG, o início da estação chuvosa gradativamente amenizará os efeitos da prolongada seca causada pelo El Niño.

O USDA também revisou para baixo suas estimativas para o uso de óleo de palma na Indonésia no setor industrial para 11,6 milhões de toneladas em 2022/23, devido a um consumo mais lento do que o esperado no setor de biodiesel.

A Associação de Produtores de Biodiesel da Indonésia (APROBI) divulgou dados sobre o consumo de biodiesel. No período de janeiro a setembro de 2023, o total atingiu 8,8 bilhões de litros. Esse valor representa 67% da alocação anual estabelecida pelo governo.

O USDA prevê um aumento na demanda por biodiesel. Isso impulsionará o uso industrial de óleo de palma em 2023/24 para 12,4 milhões de toneladas. O crescimento projetado no consumo de diesel no setor de transporte é um fator. Além disso, a política governamental de manter uma taxa de mistura de 35% também contribuirá para esse aumento.

O USDA prevê um aumento de 5% no consumo doméstico de óleo de palma em 2023/24, atingindo 19,6 milhões de toneladas, juntamente com os 6,9 milhões de toneladas no setor de alimentos.

Projeções de crescimento econômico na Indonésia impulsionam demanda por óleo de palma

Com base em previsões de modesto crescimento econômico na Indonésia em 2024, o USDA espera aumento na demanda por óleo de palma. Isso se refletirá na indústria de processamento de alimentos e entre as famílias, especialmente para o uso de óleo de cozinha.

Anteriormente, com base nos dados finais do comércio de 2022/23, as exportações de óleo de palma da Indonésia ultrapassaram 28 milhões de toneladas. Isso representa um aumento significativo de 26% em relação às 22,3 milhões de toneladas do ano anterior.

Entretanto, a demanda crescente da China, Índia e Paquistão impulsionou as exportações indonésias de óleo de palma em 2022/23. O total atingiu 4,7 milhões de toneladas, impulsionado por uma redução de preço de 33% em relação ao ano anterior. Isso, por sua vez, impactou positivamente a participação da Indonésia no mercado internacional de óleo de palma.

As remessas de óleo de palma para os EUA alcançaram 1,6 milhão de toneladas em 2022/23.

Entretanto, em 2023/24, a demanda chinesa por óleo de palma é projetada como estável. Isso ocorre devido ao aumento da oferta doméstica de óleo vegetal e ao maior esmagamento de sementes oleaginosas.

O consumo de óleo de palma na China é impulsionado principalmente pela produção de macarrão instantâneo, uso doméstico e serviços alimentícios. Esses setores são destacados no relatório.

Espera-se que as importações indianas de óleo de palma em 2023/24 aumentem, impulsionadas pelo preço competitivo em comparação com outros óleos comestíveis.

Fonte: Oils & Fats International

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.