Vencedora do Prêmio Mulheres do Agro é referência na adoção de práticas sustentáveis


Imagem: Pixabay


Referência na adoção de práticas sustentáveis na agropecuária, Dulce Ciochetta é responsável pela gestão do Grupo Morena, de Tangará da Serra (MT), que destina 6.900 hectares para a produção de soja, milho e gado pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Reconhecida pelo Prêmio Mulheres do Agro, em 2018 na categoria grande propriedade, a agricultora afirma que o reconhecimento de sua fazenda como um modelo de sustentabilidade é fruto de um trabalho de 30 anos.

{module Form RD}

“Nosso aprendizado veio de muito investimento em inovação e pesquisa no campo para, assim, chegarmos em novas formas de produção na lavoura. Com a adoção de ações conservacionistas e um manejo mais inteligente no campo, nós atingimos um aumento de rentabilidade, diversificação de negócio e, acima de tudo, a perenidade da produção, afinal, o nosso principal insumo é a terra e o solo”, diz Dulce.

Entusiasta do tema, Ciochetta faz parte de um projeto da Bayer com o objetivo de construir uma agricultura brasileira carbono neutro, a Iniciativa Carbono Bayer. Neste ano, a Bayer lançou o PRO Carbono, programa da companhia que oferece novas vantagens para  os produtores dispostos  a  ampliar  sua  produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis, como a intensificação do plantio direto ou o plantio de cultivos de cobertura

“Para nós é um orgulho ser uma das propriedades que trabalham na implementação desta iniciativa. Nós temos certeza de que este projeto vanguardista vai abrir novas fronteiras para o produtor, não só por ser mais uma oportunidade de negócio, mas por reconhecer o trabalho que fazemos no campo todos os dias”, comenta a produtora.

“Nós, agricultores, somos grandes preservadores. Cerca de 25% do nosso  território é conservado. Este projeto da Bayer é importante para mostrarmos o quanto a agricultura pode contribuir para a sustentabilidade. Nós somos parte da solução e não do problema”, completa Dulce.

Adoção de práticas sustentáveis  

Com 61 funcionários, a agricultora sempre buscou cursos e palestras para aprimorar a gestão e para os colaboradores sanarem as dúvidas que surgem em decorrência das normativas do Ministério da Agricultura. “Nós criamos o Fórum Sentinelas, uma iniciativa que incentiva ideias sustentáveis dentro do campo. Eu chamo professores para abordar temas como água, reciclagem e desperdício, por exemplo. Além disso, lançamos o Desafio Sentinela, onde nossos funcionários implementam e são premiados por criações inovadoras relacionadas ao tema”, reforça.

Ainda no quesito sustentabilidade na produção, a fazenda também é referência no reaproveitamento de água da chuva. “Assim que a água cai no telhado do galpão, ela vai para um sistema de calhas, interligado a uma espécie de reservatório, onde fica armazenada. Essa água é reutilizada na lavoura para pulverização”, diz a produtora. 

Outro diferencial do Grupo Morena é o sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). Há 12 anos, a fazenda começou a plantar eucalipto em áreas de baixa produtividade de soja. Após 8 anos desta prática, a pecuária também entrou para a diversidade de culturas da propriedade.

“A integração funciona muito bem. Quando conseguimos conciliar a safra de soja com o pasto safrinha, a produtividade do grão é maior. Além disso, a plantação do eucalipto  proporciona o bem-estar animal”, diz Dulce, que reforça que a sustentabilidade é uma oportunidade de negócio da fazenda. “Sem dúvida, é um pilar que se transforma em eficiência no campo”, conclui.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.