Visita técnica mostra 40 materiais genéticos de trigo em Campo Verde

No município de Campo Verde (131 km ao Sul de Cuiabá), no campo experimental da Assist (Consultoria e Experimentação Agronômica), ocorre uma visita técnica à cultura do trigo de sequeiro, nesta sexta-feira (30.06). O coordenador do Programa de Apoio à Cultura do Trigo (Protrigo) e pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, esclarece que 40 materiais genéticos de trigo para teste de Valor de Cultivo e Uso (VCU) com potencial produtivo para Mato Grosso serão demonstrados aos participantes.

O evento é direcionado a estudantes de Agronomia, empresários, pesquisadores, produtores rurais, profissionais de assistência técnica e extensão rural, e outros. A visita está programada para começar às 8h. Paro salienta que o trigo de sequeiro tem apresentado respostas positivas com uma produtividade entre 35 a 40 sacas por hectare, inclusive com uma qualidade de grão comparado aos melhores trigos importados. “O objetivo da visita técnica é despertar na sociedade agrícola mais uma opção de safrinha, que tem potencial para cultivo de um milhão de hectares em Mato Grosso”, enfatiza.

 

Conforme o pesquisador, a meta do Protrigo é fazer com que a cultura tenha sustentabilidade no estado. Ele ressalta que a cultura do trigo precisa apenas ter melhores preços e explica que, quando chegar ao preço de R$ 80,00 a saca, comparada com a cultura da soja, Mato Grosso será um grande produtor da cultura. Segundo Hortêncio Paro, o trabalho de validação de tecnologia que testa o sistema de produção está utilizando, nos últimos cinco anos, seis variedades de trigo de sequeiro, a BRS 404, Cd 1104, CD 151, CD 1252, Valente e Sintonia.

 

 

Durante a visita técnica, serão apresentados ensaios em estudo para controle de Nematóide, Brusone, trabalho de competição de variedades e ações do Protrigo. Os testes com as variedades serão destinados a materiais genéticos classificados para produção de pão, massas e farinhas consideradas nobres. A visita técnica é uma realização da Assist Consultoria, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empaer. O evento tem o encerramento previsto para as 12 horas.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Hong Kong

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Singapura

Turquia

Vietnã

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

República Dominicana

Suriname

Uruguai

Venezuela

África

África do Sul

Angola

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Gana

Ilhas Maurício

Libéria

Marrocos

Nigéria

Quênia

Senegal

Serra Leoa

Sudão

Togo

Tunísia

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Chipre

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Inglaterra

Irlanda

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Romênia

Rússia

Sérvia

Suécia

Suíça

Turquia

Ucrânia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.