Vendas de fazendeiros lentos, forte demanda doméstica impulsionam preços do trigo russo

Mesmo com o suprimento disponível de trigo da Rússia crescendo à medida que a colheita deste ano chega ao estágio final, os preços ainda podem aumentar em quase um terço nos próximos meses, já que uma carteira de pedidos de exportação está combinada com a demanda doméstica, disseram fontes do mercado ao Agricensus na terça-feira.

A colheita da campanha de comercialização de 2019/20 atingiu 72,1 milhões de toneladas esta semana, segundo dados do Ministério da Agricultura, com a colheita colhida em 88% da área semeada.

Isso deixa a safra deste ano em andamento para melhorar a previsão atual do USDA de 72,5 milhões de toneladas.

Mas, apesar do aumento na oferta, os preços têm mostrado poucos sinais de queda nos últimos tempos, à medida que os agricultores mantêm seus estoques e esperam melhores ofertas dos exportadores, uma tendência que os analistas esperam manter a norma nos próximos meses.

“Nas partes central e sul da Rússia – as principais regiões de exportação – já superamos o preço”, disse Andrey Sizov, diretor administrativo da agência de análise Sovecon, sobre os preços internos do trigo russo.

A Sovecon espera um “aumento de preço de 20 a 30%” nos próximos quatro a seis meses, segundo Sizov.

Preços internos mais firmes, juntamente com um rublo mais forte, deixaram os comerciantes em uma situação embaraçosa, já que os preços FOB – aqueles que os exportadores mostram ao mercado internacional – caíram abaixo do custo de originação.

No momento, as maiores ofertas oficiais oficiais em Novorossiysk para trigo de 12,5% foram vistas a US $ 177,50-179 / mt CPT na terça-feira, enquanto os níveis de exportação com o melhor preço foram de US $ 188 / mt FOB para carregamento em outubro.

Com os custos de carregamento nos portos de águas profundas da Rússia no Mar Negro entre US $ 15 e 22 / mt no mercado atual, as margens no papel são inexistentes.

E há pouca trégua para os exportadores, com a demanda doméstica de produtores e moinhos de ração na Rússia também aumentando e competindo com as necessidades dos exportadores.

“Os preços das usinas já são melhores que os preços de exportação em algumas áreas”, disse um trader.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!