A Biopower, empresa pertencente à JBS, transformou 4,5 milhões de litros de óleo de cozinha em biodiesel no ano passado, aumento de 15% em relação a 2022.
Biopower coletou 26 milhões de litros em 8 anos, evitando descarte incorreto e preservando 650 bilhões de litros de água.
“Acreditamos que é cada vez mais necessário deixar para trás o modelo tradicional de extrair, produzir, comprar e descartar o produto. A reintrodução de resíduos como matéria-prima em cadeias produtivas gera energia de alto valor, conforme Alexandre Pereira, diretor comercial.”
O programa Óleo Amigo, utilizado pela Biopower para adquirir óleo usado, possui atualmente atividades centralizadas em Lins (SP) e Curitiba (PR), mas alcança um total 87 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com o potencial de promover uma conscientização ambiental para mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões. Ao todo, mais de 550 estabelecimentos comerciais já forneceram óleo para a iniciativa.
A empresa realiza as coletas de forma agendada, usando caminhões e carros, em bares, restaurantes, escolas e outros locais geradores. Auditores monitoram análises do óleo recolhido para garantir sua qualidade, essencial para a produção de biodiesel, verificando acidez, impurezas e umidade.
Fonte: Datagro