Chá de frutas compõe o cardápio de escola catarinense

Nas escolas do município de Lages/SC, o cardápio é diferenciado: composto por chá de frutas e outros produtos frescos oriundos da agricultura familiar. O edital do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para aquisição direta visa atender 15 mil alunos durante 12 meses e foi mapeado em agosto pelo Sistema Oportunidades da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

 

Na chamada pública de Lajes, que fica a 226 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis, está previsto investimento de R$ 312 mil para compra de hortifrútis e panificados e de R$ 76 mil para compra 300 quilos de chá de laranja com maçã, laranja com abacaxi e hortelã. A bebida quente é servida nos cafés da manhã e lanches da tarde, acompanhada de bolos, pães e bolachas. E o retorno nas escolas tem sido positivo.

Quem garante é Cláudia Torres, nutricionista da Prefeitura, ao explicar que o chá é um alimento cultural e bastante consumido nas regiões frias do sul do Brasil. O produto foi inserido no cardápio escolar devido à recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de não fornecer aos alunos itens altamente industrializados, como os achocolatados, néctares e bebidas lácteas.

 

 

 

“Foi um bom substituto, pois Lages fica em uma região de baixas temperaturas e é mais saudável, pois é feito com frutas desidratadas”, explica Cláudia. Uma das agricultoras familiares que abastecem a rede municipal é Ivonete Camtregher. Ela defende o ingresso do chá na alimentação escolar como forma de combater a obesidade infantil e até de conscientizar as crianças para o risco do sobrepeso.

Ivonete explica que seu produto é totalmente orgânico, composto por frutas e ervas desidratadas. As embalagens – que variam de 50 até 500 gramas – são elaboradas de acordo com os pedidos e visam não comprometer a qualidade e o aroma. O chá de Ivonete está na alimentação escolar de nove municípios da região e a demanda vem crescendo: hospitais públicos já tem solicitado a aquisição do produto.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!

Ásia

Arábia Saudita

Bangladesh

China

Singapura

Coréia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Índia

Indonésia

Iraque

Jordânia

Líbano

Malásia

Omã

Qatar

Turquia

Vietnã

Hong Kong

América

Argentina

Bolívia

Brasil

Canadá

Chile

Colômbia

Equador

Estados Unidos

Guatemala

Ilhas Virgens Britânicas

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Perú

Uruguai

Suriname

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

Cuba

África

África do Sul

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Egito

Libéria

Marrocos

Serra Leoa

Sudão

Quênia

Tunísia

Ilhas Maurício

Europa

Albânia

Alemanha

Bélgica

Bulgária

Espanha

Finlândia

França

Inglaterra

Italia

Lituânia

Polônia

Portugal

Rússia

Turquia

Sérvia

Suécia

Suíça

Ucrânia

Chipre

Estônia

Irlanda

Romênia

Oceania

Austrália

Nova Zelândia

Solicite uma cotação!

Preencha o formulário e obtenha atendimento para suas necessidades comerciais.
Nossos especialistas estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

*No momento não estamos trabalhando com intermediários.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.