Té de frutas integra el menú de una escuela de Santa Catarina

Nas escolas do município de Lages/SC, o cardápio é diferenciado: composto por chá de frutas e outros produtos frescos oriundos da agricultura familiar. O edital do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) para aquisição direta visa atender 15 mil alunos durante 12 meses e foi mapeado em agosto pelo Sistema Oportunidades da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

 

Na chamada pública de Lajes, que fica a 226 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis, está previsto investimento de R$ 312 mil para compra de hortifrútis e panificados e de R$ 76 mil para compra 300 quilos de chá de laranja com maçã, laranja com abacaxi e hortelã. A bebida quente é servida nos cafés da manhã e lanches da tarde, acompanhada de bolos, pães e bolachas. E o retorno nas escolas tem sido positivo.

Quem garante é Cláudia Torres, nutricionista da Prefeitura, ao explicar que o chá é um alimento cultural e bastante consumido nas regiões frias do sul do Brasil. O produto foi inserido no cardápio escolar devido à recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de não fornecer aos alunos itens altamente industrializados, como os achocolatados, néctares e bebidas lácteas.

 

 

 

“Foi um bom substituto, pois Lages fica em uma região de baixas temperaturas e é mais saudável, pois é feito com frutas desidratadas”, explica Cláudia. Uma das agricultoras familiares que abastecem a rede municipal é Ivonete Camtregher. Ela defende o ingresso do chá na alimentação escolar como forma de combater a obesidade infantil e até de conscientizar as crianças para o risco do sobrepeso.

Ivonete explica que seu produto é totalmente orgânico, composto por frutas e ervas desidratadas. As embalagens – que variam de 50 até 500 gramas – são elaboradas de acordo com os pedidos e visam não comprometer a qualidade e o aroma. O chá de Ivonete está na alimentação escolar de nove municípios da região e a demanda vem crescendo: hospitais públicos já tem solicitado a aquisição do produto.

Fuente: Agroenlace

Facebook
gorjeo
LinkedIn

Aboissa apoya

Manténgase al tanto de las noticias
Es mejores oportunidades del
agronegocios – ¡regístrate ahora!

Asia

Arabia Saudita

bangladesh

Porcelana

Singapur

Corea del Sur

Emiratos Árabes Unidos

Filipinas

India

Indonesia

Irak

Jordán

Líbano

Malasia

Omán

Katar

Turquía

Vietnam

Hong Kong

America

Argentina

Bolivia

Brasil

Canadá

Chile

Colombia

Ecuador

Estados Unidos

Guatemala

islas vírgenes británicas

México

Nicaragua

Panamá

Paraguay

Perú

Uruguay

Surinam

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

Sudáfrica

Argelia

Camerún

Costa de Marfil

Egipto

Liberia

Marruecos

Sierra Leona

Sudán

Kenia

Túnez

Islas Mauricio

Europa

Albania

Alemania

Bélgica

Bulgaria

España

Finlandia

Francia

Inglaterra

Italia

Lituania

Polonia

Portugal

Rusia

Turquía

Serbia

Suecia

Suiza

Ucrania

Chipre

Estonia

Irlanda

Rumania

Oceanía

Australia

Nueva Zelanda

¡Solicitar presupuesto!

Complete el formulario y obtenga soporte para las necesidades de su negocio.
Nuestros expertos están listos para ofrecer soluciones personalizadas.

*Actualmente no trabajamos con intermediarios.

Al facilitar mis datos, acepto las Política de privacidad.