Chile confirms first case of bird flu on a commercial farm and automatically suspends poultry meat exports



Image: Pixabay


O Serviço Agropecuário (SAG) do Chile confirmou a detecção do primeiro caso de gripe aviária no setor privado, correspondente a uma unidade industrial avícola localizada na Região de O’Higgins. Após a constatação, o SAG ativou o protocolo existente que envolve o abate das aves afetadas e o isolamento da área, medidas sanitárias que visam evitar a propagação da doença para outras granjas avícolas.

O ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela, especificou que é “um caso comprovado em um campus da Agrosuper no setor oeste da comuna de Rancagua. O SAG procedeu ao controlo da referida área e de imediato, além disso, cumprindo as mais rigorosas normas, foi informada a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) e, por isso, foi encerrada a exportação de carne de aves”, deteve a autoridade.

{module Form RD}

A medida, tomada pela SAG, traduz-se na auto-suspensão da certificação das exportações de produtos avícolas nacionais, decisão comunicada à OMSA e a todos os seus parceiros comerciais.

A esse respeito, Carlos Orellana, chefe da Divisão de Proteção Pecuária do SAG, explicou que a medida tomada pelo serviço se explica em que “estamos vendo agora é a afetação de uma fazenda comercial, estamos falando de 40 mil aves reprodutoras. Essa planta está localizada na sexta região e por precaução suspendemos nossa certificação de exportação”, afirmou.

O(s) director(es) nacional(is) do SAG, Andrea Collao, referiu que “há quase 4 meses que o Serviço Agropecuário desenvolve uma estratégia sanitária de prevenção (…) Em menos de 24 horas foi efectuada uma detecção precoce , o que reflete que o sistema funciona e, portanto, precisamos enfatizar as medidas de biossegurança que os estabelecimentos devem ter”, disse Collao.

Cabe destacar que o SAG vem trabalhando em estreita colaboração com o setor privado desde o levantamento do alerta global sobre um vírus altamente patogênico que chegou ao país através de aves migratórias do hemisfério norte em dezembro do ano passado, ativando uma campanha de emergência em todo o Chile . Até o momento, existem 12 regiões com casos positivos de influenza aviária altamente patogênica em aves silvestres e domésticas, com um total de 27 espécies de aves afetadas.

Precisamente da indústria, Juan Carlos Domínguez, presidente da Chile Carne, expressou que “dados os protocolos que o SAG teve e a implementação, foi possível alertar com antecedência e, portanto, já estão sendo tomadas medidas para conter (…) em menos de 30 dias poderemos recuperar o status de país livre da gripe aviária que sempre tivemos”, disse o representante sindical.

Durante este período de 4 meses, o SAG recolheu amostras a mais de 16.000 aves domésticas, quase 4.000 aves industriais e quase 3.000 aves selvagens, de forma a detectar atempadamente a presença do vírus e tomar as medidas necessárias para minimizar a sua ocorrência. seu impacto no país.

Source: Notícias Agrícolas

Facebook
twitter
LinkedIn

Aboissa supports

Stay up to date with news
and the best opportunities in
agribusiness – sign up now!

Asia

Saudi Arabia

Bangladesh

China

singapore

South Korea

United Arab Emirates

Philippines

India

Indonesia

Iraq

Jordan

Lebanon

Malaysia

Oman

qatar

Türkiye

Vietnam

Hong Kong

America

Argentina

Bolivia

Brazil

Canada

Chile

Colombia

Ecuador

U.S

Guatemala

british virgin islands

Mexico

Nicaragua

Panama

Paraguay

Peru

Uruguay

Suriname

Venezuela

Dominican Republic

Costa Rica

Africa

South Africa

Algeria

Cameroon

Costa do Marfim

Egypt

Liberia

Morocco

Sierra Leone

Sudan

Kenya

Tunisia

Mauricio Islands

Europe

Albania

Germany

Belgium

Bulgaria

Spain

Finland

France

England

Italy

Lithuania

Poland

Portugal

Russia

Türkiye

Serbia

Sweden

Switzerland

Ukraine

Cyprus

Estonia

Ireland

Romania

Oceania

Australia

New Zealand

Request a quote!

Fill out the form and get support for your business needs.
Our experts are ready to offer customized solutions.

*We are currently not working with intermediaries.

By providing my data, I agree with the Privacy Policy.