El volumen de transporte agrícola por carretera crece en 26% en 2022, dice FRETEBRAS



Imagen: Pixabay


Estudo da plataforma mostra avanço do transporte de carga na comparação com 2021 em todas as regiões do país; Agronegócio puxa o Centro-Oeste, que se destaca com alta de 55,6%.

Mesmo com aumentos do diesel e incertezas políticas, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), que representa 65% de tudo que é transportado pelo país, fechou o ano de 2022 com crescimento de 27% no volume de fretes em comparação com o ano de 2021. Os números são da 9ª edição do relatório Fretebras.

{módulo Formulario RD}

O estudo mostra que apesar da conjuntura econômica, os setores de produtos industrializados, construção civil e agronegócio puxaram também os negócios da Fretebras. No período, a plataforma movimentou R$ 103 bilhões, com um total de 10 milhões de fretes transportados.

Para 2023, a expectativa é que o crescimento continue: “Esperamos um aumento considerável no volume de fretes embarcados e, naturalmente, uma procura ainda maior por soluções digitais para auxiliar na contratação de motoristas como a Fretebras oferece”, diz Bruno Hacad, Diretor de Operações, da Fretebras.

Ranking

O estudo traz como destaque a região Centro-Oeste, que obteve a maior variação positiva no volume de fretes, 55,6%, graças ao agronegócio. A região registrou no ano passado um número 16% superior na produção de grãos quando comparado a safra 2020/21, de acordo com a Conab.

Todas as demais regiões também apresentaram crescimento. O ranking é seguido por Sudeste (28,6%), Norte (20,4%), Sul (17,9%), e Nordeste (12,1%).

O Centro-Oeste também compõe os estados com maior crescimento no volume de fretes na Fretebras: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.

a capital do país, os fretes da construção representaram 65% dos fretes, tendo o cimento como produto mais transportado, com origem no Distrito Federal. O crescimento de ambos na plataforma, comparando 2022 contra 2021, fica em mais de 300%.

O estado goiano, por sua vez, teve a maior representatividade no volume de fretes na categoria do agronegócio: cerca de 50% do total em 2022. Produtos industrializados também tiveram destaque, puxados pelos “alimentícios”, produto mais transportado com origem no Goiás.

No Mato Grosso do Sul, a produção agrícola em 2022 superou em cerca de 14% a registrada na safra de 2021. Na plataforma da Fretebras, o agronegócio representou 55% dos fretes no estado em 2022. Destes, 60% foram compostos pelo milho, seguido pela soja, com 15% dos fretes.

“Vemos que a região Centro-Oeste foi o grande destaque desta edição do relatório Fretebras. O agro em 2022 foi totalmente impulsionado pela região que aumentou suas produções de soja e milho, enquanto a região Sul sofreu no começo do ano com as estiagens”, completa Hacad.

Dentre os estados mais representativos no volume de fretes, estão: SP, MG, PR, RS e GO. Destaque para MG e GO que obtiveram aumento de 2,1 p.p e 1,6 p.p, respectivamente. Enquanto isso, SP e PR registraram queda de cerca de 1,5 p.p.

Análise setorial

Agro – Os fretes do agronegócio representaram 36,3% dos transportes registrados na Fretebras no ano de 2022. Isso significou um volume de R$ 37 bilhões distribuídos. Em comparação com o ano de 2021, houve aumento de 25,9%.

Por: datagro

Facebook
gorjeo
LinkedIn

Aboissa apoya

Manténgase al tanto de las noticias
Es mejores oportunidades del
agronegocios – ¡regístrate ahora!

Asia

Arabia Saudita

bangladesh

Porcelana

Singapur

Corea del Sur

Emiratos Árabes Unidos

Filipinas

India

Indonesia

Irak

Jordán

Líbano

Malasia

Omán

Katar

Turquía

Vietnam

Hong Kong

America

Argentina

Bolivia

Brasil

Canadá

Chile

Colombia

Ecuador

Estados Unidos

Guatemala

islas vírgenes británicas

México

Nicaragua

Panamá

Paraguay

Perú

Uruguay

Surinam

Venezuela

República Dominicana

Costa Rica

África

Sudáfrica

Argelia

Camerún

Costa de Marfil

Egipto

Liberia

Marruecos

Sierra Leona

Sudán

Kenia

Túnez

Islas Mauricio

Europa

Albania

Alemania

Bélgica

Bulgaria

España

Finlandia

Francia

Inglaterra

Italia

Lituania

Polonia

Portugal

Rusia

Turquía

Serbia

Suecia

Suiza

Ucrania

Chipre

Estonia

Irlanda

Rumania

Oceanía

Australia

Nueva Zelanda

¡Solicitar presupuesto!

Complete el formulario y obtenga soporte para las necesidades de su negocio.
Nuestros expertos están listos para ofrecer soluciones personalizadas.

*Actualmente no trabajamos con intermediarios.

Al facilitar mis datos, acepto las Política de privacidad.