Argentina aumenta preço do biocombustível para auxiliar setor de biodiesel

Os aumentos de preços dos biocombustíveis introduzidos pelo governo argentino podem ajudar na recuperação do setor de biodiesel no país, relata a UkrAgroConsult .

Uma resolução do departamento de energia em 2 de janeiro aumentou os preços do biodiesel em 59,3%, para 77.300 pesos (US $ 900) / tonelada em janeiro, com aumentos de preços mensais para 92.558 pesos (US $ 1.078) / tonelada em maio.

Gabriel Matarazzo, secretário-geral da federação sindical de petróleo, gás e biocombustíveis FASiPeGyBio, disse ao BNamericas que a maioria das fábricas de biodiesel nas províncias de Buenos Aires e Santa Fé foram fechadas ou operando em nível mínimo.

A resolução do governo foi “uma luz no fim do túnel”, disse ele.

{module Form RD}

UkrAgroConsult escreveu que o governo já havia aumentado os preços do biodiesel para 48.533 pesos (US $ 575) / tonelada em outubro, mas a mudança não cobriu os custos operacionais.

Matarazzo disse que as empresas só poderão começar a funcionar normalmente a partir de fevereiro e estimou um setor totalmente operacional em abril ou maio.

Como resultado, o mandato de mistura de 10% de biodiesel seria reduzido para 5% em janeiro, 6,7% em fevereiro e 8,4% em março.

O setor ainda temia que a desvalorização do peso e o aumento dos preços da soja, que eram pagos em dólares americanos, pudessem neutralizar os efeitos da resolução, escreveu UkrAgroConsult .

De acordo com uma pesquisa do banco central, o peso perderia 41,3% de seu valor em relação ao dólar norte-americano, chegando a 126,50 no final de 2021.

Este texto foi traduzido automaticamente do inglês.

Fonte: Oils & Fats (OFI)

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!