Ibovespa afunda mais de 3% com pressão da Petrobras


Imagem: Pixabay


Papéis da estatal caem mais de 6%.

O Ibovespa terminou a sessão na segunda-feira (2) em expressiva desvalorização de 3,06%, aos 106.376,02 pontos, com as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) – uma das maiores componentes do indicador – caindo 6,67% e 6,45%, respectivamente.

O mercado repercutiu a indicação de Jean Paul Prates como presidente da companhia, depois que ele se mostrou disposto a alterar a política de preços da estatal, o que foi sinalizado como intervenção política na empresa.

{module Form RD}

Fernando Haddad tomou posse como ministro da Fazenda e afirmou estar disposto a aprovar um novo arcabouço fiscal no primeiro semestre. Em mais uma tentativa de acalmar os agentes econômicos, ele se comprometeu com a sustentabilidade fiscal e em manter em um baixo patamar a dívida pública.

Para o ministro, além de trabalhar visando a recuperação das contas públicas, será necessário combater a inflação e fazer com que o país volte a crescer com sustentabilidade, responsabilidade e, principalmente, com prioridade social, gerando “empregos, oportunidade, renda, salários dignos, comida na mesa do trabalhador e preços mais justos”. Ele pontuou que a reforma tributária será uma de suas prioridades, já que ela possibilita que o ambiente de negócios se torne mais eficiente.

Analistas enxergaram na prorrogação das desonerações tributárias dos combustíveis a primeira derrota de Haddad, já que o ministro chegou a dizer que elas não seriam renovadas. Contudo, na manhã de hoje, foi publicada uma medida provisória (MP) que estende a ação por mais 60 dias.

O Brasil exportou US$ 62,31 bilhões a mais do que importou em 2022 – o maior superávit desde o início da série histórica em 1989. O valor representa crescimento de 1,5% em relação ao recorde anterior de US$ 61,407 bilhões registrado em 2021, conforme informado pela Secretaria de Comércio Exterior pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Hoje (3), o S&P Global divulgará o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Industrial dos Estados Unidos.

Covid-19 na China e conflito bélico no Leste Europeu seguem no foco.

Fonte: Datagro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!