Índices da China fecham estáveis sem novos estímulos

Índices da China fecham estáveis sem novos estímulos
Imagem: Canva

Os índices acionários da China e de Hong Kong praticamente não se movimentaram nesta segunda-feira, depois que Pequim se comprometeu a estabilizar os mercados de capitais sem anunciar novos estímulos para combater as pesadas tarifas dos Estados Unidos.

Impulsionado por compras apoiadas pelo Estado, o mercado chinês saltou cerca de 8% desde o início de abril, quando as “tarifas recíprocas” do presidente dos EUA, Donald Trump, atingiram as ações globais.

Mas a recuperação está perdendo força. Falta apoio estatal adicional por parte de Pequim. Também não há visibilidade sobre se China e Estados Unidos iniciarão negociações comerciais. Muito menos se chegarão a um acordo.

O índice CSI300 caiu 0,14%, enquanto o índice SSEC, em Xangai, recuou 0,2%.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, perdeu 0,04%.

Na sexta-feira, as principais autoridades da China se comprometeram a apoiar as empresas e os trabalhadores mais afetados pelo impacto das tarifas dos EUA e pediram que o país se prepare para os piores cenários.

Bolsas asiáticas perdem força diante de incertezas

O Politburo do Partido Comunista prometeu estabilizar e revigorar os mercados de capitais, mas nenhuma medida de apoio adicional foi anunciada.

Os esforços de Pequim colocaram um piso sob as ações chinesas, mas estender a margem de manobra requer entradas maciças de capital ou “notícias realmente boas para reconstruir a confiança” minada pela guerra comercial entre a China e os EUA, disse estrategista da Zheshang Securities.

Enquanto isso, no domingo, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, não apoiou a afirmação de Trump de que as negociações sobre tarifas com a China estão em andamento. Bessent também afirmou que não sabe se Trump conversou com o presidente chinês, Xi Jinping.

Pequim pediu a Washington que remova as tarifas para criar espaço para negociações. Ao mesmo tempo, concedeu algumas isenções às importações vindas dos Estados Unidos. Essas mercadorias foram liberadas das taxas de 125%.

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sessão. O índice Nikkei, em Tóquio, avançou 0,4%, fechando aos 35.839 pontos. Já o Hang Seng, de Hong Kong, registrou uma leve queda de 0,04%, alcançando 21.971 pontos. Na China continental, o SSEC, de Xangai, cedeu 0,20%, para 3.288 pontos, enquanto o CSI300 — que reúne as maiores companhias de Xangai e Shenzhen — recuou 0,14%, aos 3.781 pontos. O mercado sul-coreano também teve desempenho positivo, com o Kospi, de Seul, subindo 0,10% e encerrando a sessão aos 2.548 pontos. Já em Taiwan, o Taiex subiu 0,81%, alcançando 20.034 pontos. Em Cingapura, o Straits Times perdeu 0,31%, terminando o dia aos 3.811 pontos, enquanto em Sydney o S&P/ASX 200 apresentou avanço de 0,36%, fechando em 7.997 pontos.

Fonte: Reuters | Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!