Índia pode eliminar taxa de importação de 40% trigo


Imagem: Pixabay

A Índia pode eliminar a tarifa de 40% sobre as importações de trigo e limitar a quantidade de estoques que os traders podem manter, como forma de diminuir os preços recordes do segundo maior produtor do mundo. Foi um relato das autoridades do governo e do comércio indiano para a Reuters nesta segunda-feira (5).

A índia havia barrado as exportações de trigo em maio, dado a onda de calor que afetou as safras. Os preços domésticos subiram para um recorde e os valores internacionais estão muito acima do mercado doméstico, dificultando as compras de trades no exterior.

Se o governo remover a tarifa e os preços internacionais caírem, é possível os comerciantes começarem a importar durante a próxima temporada de festivais, quando a demanda é mais alta e eleva os preços domésticos. São opções possíveis com o intuito de diminuir os preços.

{module Form RD}

O Ministério do Comércio disse que irá restringir a exportação de alguns produtos derivados do trigo, a partir de 14 de agosto, com um comitê interministerial autorizado a liberar o embarque. Segundo relato, as exportações desses itens são geralmente pequenas.

A capital Nova Délhi pode eliminar a tarifa de 40% da importação e impor limites de estoque a atacadistas e comerciantes. Os preços do trigo na Índia terminaram na semana passada em um recorde de 24.000 rúpias (301,57 dólares) por tonelada, subindo 14%, surpreendendo os mercados em 14 de maio ao proibir as exportações.

As informações são da Reuters (MUMBAI).

Fonte: Aline Merladete | Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!