Secretaria da Agricultura realiza pesquisa nas áreas de florestas plantadas do Tocantins

Com objetivo de realizar um estudo sobre as florestas plantadas no Tocantins, uma equipe do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com técnicos do Sistema de Informações para Planejamento Florestal do Cerrado Brasileiro (Siflor Cerrado), realiza desde o último dia 18 até o próximo dia 30, visitas em diversas propriedades do Estado.

 

 

Na primeira semana de trabalho, 18 a 22, as equipes visitam plantios florestais na região de Novo Acordo, Rio Sono e Lizarda. Já na próxima semana, de 25 a 30, os técnicos levantam dados em propriedades dos municípios de Brejinho de Nazaré, Aliança, Alvorada, Jaú, Peixe, Gurupi, Dueré e Formoso do Araguaia. Atualmente o Tocantins possui uma área total florestas plantadas de mais de 160 mil hectares, sendo o eucalipto a principal espécie plantada, com potencial para o setor de celulose e energia.

 

 

O estudo visa realizar o levantamento dendométrico das florestas plantadas, (eucalipto, teca, cedro, mogno, entre outras), outra tarefa é para traçar o perfil dos silvicultores das regiões estudadas. As ações visam melhor organizar o setor madeireiro e construir um banco de informações técnicas sobre espécies melhor adaptadas no Tocantins. As ações estão sendo realizadas em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) Universidade de São Paulo (USP- SP), por meio do Projeto Siflor.  

 

 

 

A atividade faz parte da Meta 01, etapa 01, do convênio Siconv nº 793211/2013, que tem como foco principal missões técnicas aos polos de produção de eucalipto, de acordo com a engenheira florestal, Arlete Leite.

Siflor

O projeto é desenvolvido em vários estados que têm o bioma cerrado. A ferramenta pode ajudar produtores e técnicos dos serviços de extensão rural na escolha de espécie de plantios florestais, tanto em sistemas de monocultivo como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), considerando os aspectos adaptação ao clima e solo, produtividade, mercado regional e, disponibilidade de material genético. No Tocantins o programa é desenvolvido com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro.

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn

Aboissa apoia

Fique por dentro das novidades
e melhores oportunidades do
agronegócio – inscreva-se já!